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Checkout Vivo
UI/UX Design
Desafio
Melhorar a usabilidade do fluxo de checkout do Vivo Total web e mobile para aumentar o número de conversões.
Objetivo
Redesenho do fluxo, com ênfase na clareza das informações apresentadas e melhoria da navegação em dispositivos móveis e desktop. Além disso, ajustes visuais e funcionais para tornar a interface mais intuitiva, reduzindo fricções e aumentando a conversão.
✨ Atuei como única designer no projeto, tendo contato direto com stakeholders e desenvolvedores.
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Análise Heurística
Etapa 01
O primeiro passo foi realizar a análise das 10 heurísticas de Nielsen. Elas incluem: visibilidade do status do sistema; correspondência entre o sistema e o mundo real; controle e liberdade do usuário; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento ao invés de memória; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda na recuperação de erros; e ajuda e documentação.
✨ Com a análise foi possível encontrar pontos de atenção, como falta de padronização, de acessibilidade e prevenção de erros.
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Benchmarking
Etapa 02
Foi realizado um benchmarking do fluxo de compra das empresas Tim e Claro Net.
No fluxo também foram consideradas as 10 heurísticas de Nielsen.
✨ Através do benchmarking, foi possível perceber que os concorrentes usam um design mais simples e minimalista, com maior ênfase para os campos do formulário.
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Design Critique
Etapa 03
Após o criação de uma proposta de solução a partir das análises feitas, foram realizadas sessões de design critiques com outras designers da equipe.
✨ A proposta teve como base o brandbook da Vivo, criando assim uma identidade visual unificada, com inputs de estados mais claros e botões com melhor legibilidade. Além dos ícones padronizados e a navegação mais fluída.
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✨ As sessões de design critique foram importantes para perceber qual o melhor tipo de card e qual o input mais claro, por exemplo.
Protótipos
Etapa 04
Após ajustes depois das sessões de design critique, criei os protótipos web e mobile do novo checkout.
Acesse aqui o protótipo mobile.
Testes com Usuários
Etapa 05
Na última etapa, realizei testes de cada protótipo com 5 usuários diferentes.
✨ Com os protótipos testados com usuários foi perceptível a melhora no fluxo, apesar de ainda existir uma queixa sobre o formulário ser muito extenso.
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Telas finais
Entrega
Os protótipos passaram em todos os testes sem feedbacks negativos ou possíveis correções, então documentei as mais de 50 telas para handoff pro time desenvolvimento.
✨ Após a entrega do novo checkout, sugeri acompanhamento da taxa de retenção na página (analisar onde os usuários abandonam o checkout), de conversão (número de usuários finalizando um pedido) e um NPS do fluxo.



Vamos trabalhar juntos?
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