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Projeto Consultoria Operacional
UI/UX Design
Desafio
Desenvolvimento de um sistema digital (aplicativo iOS, Android e versão web) para consultoria operacional, que tem como objetivo otimizar processos dentro de fábricas.
Atualmente, os consultores utilizam planilhas do Excel para realizar os estudos, marcar ponto de horas e gerar relatórios.
Objetivo
Construir um fluxo intuitivo mobile first, levando em consideração todas as necessidades dos usuários consultores, dentro de 2 semanas.
✨ Atuei como única UI/UX Designer do projeto, junto a uma PM, um desenvolvedor web e um desenvolvedor app.

Metolodogia
Double Diamond
A metodologia Double Diamond foi escolhida para o projeto devido à sua capacidade de estruturar o processo criativo e de resolução de problemas de forma clara e eficiente. Dividida em quatro etapas — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar —, ela permite explorar amplamente o problema, garantindo que as necessidades reais dos usuários sejam identificadas.

Matriz CSD
Imersão
O primeiro passo criar uma reunião com o time para mapear as certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. A partir dessa matriz serão geradas as perguntas para os usuários e as pesquisas para o desk research.
✨ Agendei a reunião e instruí o time para construírmos juntos a matriz, assim todos tem a chance de ter suas hipóteses e dúvidas validadas.

Pesquisas Qualitativa
Imersão
Para transformar suposições e dúvidas em certezas, mapeei perguntas para fazer ao usuário consultor. Com o questionário, fiz entrevista através de videochamada com 3 usuários.
✨ Nesse projeto não foi possível realizar uma pesquisa quantitativa, mas tive acesso a 3 consultores (usuários) para fazer a pesquisa.

Card Sorting e Top Insights
Imersão
A partir das respostas das pesquisas, reorganizei os cards de certezas, suposições e dúvidas em 3 grupos principais. Também mapeei os top insights gerados com as pesquisas qualitativas.
✨ Com as pesquisas foi possível ver pontos como: o usuário nem sempre tem acesso ao seu dispositivo para fazer as anotações na hora; os estudos levam um dia inteiro e podem ser feitos minuto a minuto; a análise pode ser de máquina, de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.


Personas e Job Stories
Definição
Começando a etapa de definição, a partir das pesquisas foi possível criar duas personas principais e depois três job stories (descrever uma oportunidade considerando contexto, causalidade e motivação da persona).


Lean Canvas
Definição
Depois fiz o lean canvas junto a PM para validar a ideia do produto, entender os diferenciais competitivos, recursos-chave e proposta única de valor.
✨ Conseguimos entender que a transcrição de áudio por IA seria uma grande vantagem competitiva.

Benchmarking
Definição
Agora é o momento de realizar o benchmarking de plataformas similares. Utilizei como referência o Google Calendar (e a feature de criação de tarefas em um calendário), o Notion (para inserir muitas informações ao mesmo tempo no mesmo lugar) e o Google Sheets (já que os consultores utilizavam esse aplicativo).
✨ Aqui observei principalmente a forma como funcionam os campos de texto/inputs de informações.


Moodboard
Ideação
Entrando na etapa de ideação, selecionei imagens para criar um painel de referências visuais da solução. Nas referências pude notar uso de cores, sombras, bordas, estilo de fontes, ícones e etc.
✨ É possível ver o uso de cores, a predominância de cores neutras, o uso de arredondamento de bordas e os ícones arredondados.

Brainstorm de Funcionalidades e Moscow
Ideação
Após isso, fiz um brainstorm de possíveis funcionalidades do aplicativo junto ao time, e em seguida colocamos em ordem de priorização na matriz Moscow.
✨ Para priorização, foi levado em conta a importância da feature para o usuário e o nível de dificuldade técnico para o desenvolvimento.


Userflow e Crazy 8's
Ideação
Criei o fluxo do usuário para o ADMIN e para usuário CONSULTOR e em seguida, com os fluxos à mão, fiz 8 rascunhos da solução dentro de 8 minutos (Crazy 8's).



Wireframing
Ideação
Depois disso, fiz os wireframes (baixa fidelidade) para validar os fluxos de usuário junto aos desenvolvedores e a PM.
✨ Com os wireframes, decidimos principalmente como seria feita a navegação do usuário. Por se tratar de um aplicativo com muitas telas e
funcionalides, optamos pela navegação do menu hamburguer, que permite a adição de vários itens.
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Telas finais
Entrega
Então, criei as telas de todos os fluxos para os usuários Admin e Consultor, na versão mobile e versão desktop. Fiz os quatro protótipos iterados para serem testados com usuários finais.

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Testes com usuários
Entrega
O protótipo da solução final (mobile - fluxo consultor) foi testado com 5 usuários. 6 fluxos foram testados e validados com sucesso.
Após os testes, foram feitas pequenos ajustes pontuais nas telas a pedido do cliente.
✨ Nos testes, foi possível notar que os usuários sempre procuravam a opção primeiro no menu hamburguer.

Entrega final
Entrega
Foram entregues os relatórios com insights, as jornadas dos usuários, 4 protótipos iterados (web e mobile para usuário administrador e web e mobile para usuário consultor), mais de 200 telas no total e um design system com mais de 30 componentes e suas variantes.
✨ O acompanhamento do produto após a entrega sera feito através de NPS e CSAT. Além disso, podem ser analisados heatmaps e cliques dos
usuários para verificar se as jornadas estão fluídas.


Vamos trabalhar juntos?
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