top of page

App PUC-Campinas Play

UI/UX Design

Desafio

Desenvolver o MVP de uma plataforma de streaming de educação para uma das maiores universidades do país (PUC-Campinas) em 3 meses

Objetivo

Construir uma plataforma de streaming mobile first,
gerando captação de novos usuários e boa taxa de retenção. Mostrar a cultura de produto para a PUC-Campinas

✨ Atuei como única designer, junto a um PO, um stakeholder (professor da PUC), um desenvolvedor front-end e um desenvolvedor backend.
Um dos principais desafios com a equipe foi o de ensinar para o stakeholder sobre o ciclo de um produto digital, já que ele não estava familiarizado, e de integrar a equipe nos workshops da metodologia que escolhi utilizar.

Frame 190 (1).png

Metolodogia

Design Sprint

Design Sprint é uma metodologia ágil desenvolvida pelo Google, que permite resolver problemas e testar novas ideias em apenas 5 dias. O processo envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo designers, gestores de produto, stakeholders e desenvolvedores. As cinco etapas do Design Sprint são: Entender (pesquisar e mapear o problema), Idear (esboçar ideias), Decidir (selecionar a melhor solução), Prototipar (construir um protótipo funcional) e Testar (validar o protótipo com usuários). 

Frame 190 (1).png

Matriz CSD

Dia 1

O primeiro passo foi criar uma matriz de certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. Essa matriz foi essencial para alinhar os conhecimentos de todos e depois para entrevistar o stakeholder.

✨ Criei a matriz junto ao PO e os desenvolvedores.

72 (1).png
72 (2).png

Benchmarking

Dia 1

Foi realizado um benchmarking das plataformas Udemy, Coursera e Domestika. Quatro fluxos foram analisados: cursos, pesquisa, página do curso e certificados.

✨ Com o benchmarking foi possível analisar os fluxos do usuário, bem como os menus, posicionamento de informações e navegação.

72 (3).png

Matriz Moscow e How Might We

Dia 1

Após o benchmarking, foi feita a matriz moscow para priorizar e analisar as features que o produto teria. Em seguida, realizamos o HMW e mapeamos possíveis fluxos.

✨ Realizei essa etapa junto ao time, levando em conta na priorização a utilidade da feature para o usuário e o grau de dificuldade de desenvolvimento dentro do nosso prazo de 3 meses.

72.png
73 (1).png

Moodboard e Crazy 8's

Dia 2

No segundo dia, fizemos um moodboard com inspirações para o produto e todos fizeram sketches e crazy 8's de soluções.

✨ Aqui, expliquei o conceito de um moodboard para que cada um trouxesse o seu, além de realizar a dinâmica do crazy 8's com todos. Dessa forma, todos do time conseguem entender os caminhos para a solução final.

72 (5).png
73 (2).png

Decisões e Wireframes

Dia 3

O terceiro dia começa com a etapa de votação dos sketches (heatmap) e criação de wireframes das soluções mais votadas.

✨ Todos do time fizeram wireframes dos sketches (com uma ferramenta de wireframe do miro) para levar para votação. Todos votaram e comentaram nas soluções e eu fiz os wireframes finais com os ajustes levantados.

72 (6).png
73 (3).png

Protótipos

Dia 4

O penúltimo dia foi utilizado para criar os protótipos navegáveis tanto para web quanto para mobile. Acesse o protótipo web aqui e o protótipo mobile aqui.

72 (7).png

Testes com Usuários

Dia 5

O último dia é reservado para a testagem com usuários. Cada protótipo foi testado com 5 usuários realizando quatro fluxos principais: como encontrar um curso, como se inscrever em um curso, como visualizar os cursos em andamento e como fazer o download de um certificado.

✨ Nos testes solicitei ajuda de uma colega UI/UX Designer para anotação das observações. Consegui observar que os fluxos estavam claros, exceto o fluxo de baixar um certificado e o fluxo de avisar sobre um problema no vídeo.

68 (1).png

Telas finais

Entrega

Os protótipos foram corrigidos onde os usuários tiveram dificuldades e revisitamos um fluxo que apresentou falhas, realizando assim uma entrega com a melhor solução possível.

✨ Após a entrega do produto, sugeri como métricas o acompanhamento do engajamento, observando o número de usuários ativos, o tempo médio gasto no produto e a taxa de retenção + motivos de cancelamento. Além disso, também seria importante acompanhar a receita total gerada e a taxa de conversão do checkout. E, por último, adicionar um NPS.

Frame-190-(1) (1).jpg

Vamos trabalhar juntos?

bottom of page