top of page

Rastreamento Correios

UI/UX Design

Desafio

Melhorar a experiência da área de rastreamento de objetos dos Correios.

Objetivo

Construir um fluxo intuitivo mobile first, respeitando as limitações técnicas.

Metolodogia

Double Diamond

A metodologia Double Diamond foi escolhida para o projeto devido à sua capacidade de estruturar o processo criativo e de resolução de problemas de forma clara e eficiente. Dividida em quatro etapas — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar —, ela permite explorar amplamente o problema, garantindo que as necessidades reais dos usuários sejam identificadas.

02.png

Matriz CSD

Imersão

O primeiro passo foi criar uma matriz de certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. Essa matriz foi essencial para saber quais perguntas fazer aos usuários do site.

03.png

Pesquisas Quantitativa e Qualitativa

Imersão

Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 18 usuários e uma qualitativa com 3 usuários.
O objetivo da pesquisa foi entender mais sobre o uso do site e o público-alvo.

04.png

Card Sorting e Top Insights

Imersão

Depois de ter as certezas confirmadas e dúvidas e suposições respondidas com as pesquisas, é hora de fazer o card sorting (agrupar dados em grupos) e selecionar os top insights que surgiram na pesquisa.

06.png
07.png

Personas e Job Stories

Definição

Começando a etapa de definição, a partir das pesquisas foi possível criar duas personas principais e depois três job stories (descrever uma oportunidade considerando contexto, causalidade e motivação da persona).

08.png
09.png

Benchmarking

Definição

Agora é o momento de realizar o benchmarking de concorrentes.
Foi analisado o fluxo de rastreio das empresas Melhor Envio e Jadlog.

10.png
11.png

Análise Heurística e Moodboard

Ideação

Entrando na etapa de ideação, foi feita a análise das 10 heurísticas de Nielsen do próprio site dos Correios. Após isso, foram selecionadas imagens para criar um moodboard da solução.

12.png
13.png

Userflow e Crazy 8's

Ideação

Criei o fluxo do usuário na página de rastreamento e em seguida fiz 8 rascunhos da solução dentro de 8 minutos. A ideia é tirar as ideias da cabeça de uma forma rápida, sem ficar muito presa.

14.png
15.png

Telas finais

Entrega

Depois disso, criei as telas para o fluxo de rastreamento do site dos Correios no Figma.
Também fiz um protótipo iterado para ser testado com usuários finais 
(acesse o protótipo aqui).

16.png
17.png

Testes com usuários

Entrega

O protótipo da solução final foi testado com 5 usuários. 4 fluxos foram testados e validados com sucesso.

19.png
20.png

Vamos trabalhar juntos?

bottom of page