top of page
Rastreamento Correios
UI/UX Design
Desafio
Melhorar a experiência da área de rastreamento de objetos dos Correios.
Objetivo
Construir um fluxo intuitivo mobile first, respeitando as limitações técnicas.

Metolodogia
Double Diamond
A metodologia Double Diamond foi escolhida para o projeto devido à sua capacidade de estruturar o processo criativo e de resolução de problemas de forma clara e eficiente. Dividida em quatro etapas — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar —, ela permite explorar amplamente o problema, garantindo que as necessidades reais dos usuários sejam identificadas.

Matriz CSD
Imersão
O primeiro passo foi criar uma matriz de certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. Essa matriz foi essencial para saber quais perguntas fazer aos usuários do site.

Pesquisas Quantitativa e Qualitativa
Imersão
Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 18 usuários e uma qualitativa com 3 usuários.
O objetivo da pesquisa foi entender mais sobre o uso do site e o público-alvo.


Card Sorting e Top Insights
Imersão
Depois de ter as certezas confirmadas e dúvidas e suposições respondidas com as pesquisas, é hora de fazer o card sorting (agrupar dados em grupos) e selecionar os top insights que surgiram na pesquisa.


Personas e Job Stories
Definição
Começando a etapa de definição, a partir das pesquisas foi possível criar duas personas principais e depois três job stories (descrever uma oportunidade considerando contexto, causalidade e motivação da persona).


Benchmarking
Definição
Agora é o momento de realizar o benchmarking de concorrentes.
Foi analisado o fluxo de rastreio das empresas Melhor Envio e Jadlog.


Análise Heurística e Moodboard
Ideação
Entrando na etapa de ideação, foi feita a análise das 10 heurísticas de Nielsen do próprio site dos Correios. Após isso, foram selecionadas imagens para criar um moodboard da solução.


Userflow e Crazy 8's
Ideação
Criei o fluxo do usuário na página de rastreamento e em seguida fiz 8 rascunhos da solução dentro de 8 minutos. A ideia é tirar as ideias da cabeça de uma forma rápida, sem ficar muito presa.


Telas finais
Entrega
Depois disso, criei as telas para o fluxo de rastreamento do site dos Correios no Figma.
Também fiz um protótipo iterado para ser testado com usuários finais (acesse o protótipo aqui).



Testes com usuários
Entrega
O protótipo da solução final foi testado com 5 usuários. 4 fluxos foram testados e validados com sucesso.


Vamos trabalhar juntos?
bottom of page