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Rastreamento Correios
UI/UX Design
Desafio
Melhorar a experiência da área de rastreamento de objetos dos Correios.
Objetivo
Construir um fluxo intuitivo mobile first, respeitando as limitações técnicas.
✨ Esse é um projeto pessoal, onde atuei sozinha e defini como limitação mudar a UI sem interferir na parte de desenvolvimento.

Metolodogia
Double Diamond
A metodologia Double Diamond foi escolhida para o projeto devido à sua capacidade de estruturar o processo criativo e de resolução de problemas de forma clara e eficiente. Dividida em quatro etapas — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar —, ela permite explorar amplamente o problema, garantindo que as necessidades reais dos usuários sejam identificadas.

Matriz CSD
Imersão
O primeiro passo foi criar uma matriz de certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. Essa matriz foi essencial para saber quais perguntas fazer aos usuários do site.

Pesquisas Quantitativa e Qualitativa
Imersão
Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 18 usuários e uma qualitativa com 3 usuários.
O objetivo da pesquisa foi entender mais sobre o uso do site e o público-alvo.
✨ Com a pesquisa, foi possível entender que os usuários não costumam fazer login na plataforma e nem imprimem a página, além de acompanhar as etapas de rastreamento apenas de objetos que ainda não foram entregues. Entre as maiores queixas estão a dificuldade com o CAPTCHA e um site pouco intuitivo.


Card Sorting e Top Insights
Imersão
Depois de ter as certezas confirmadas e dúvidas e suposições respondidas com as pesquisas, é hora de fazer o card sorting (agrupar dados em grupos) e selecionar os top insights que surgiram na pesquisa.


Personas e Job Stories
Definição
Começando a etapa de definição, a partir das pesquisas foi possível criar duas personas principais e depois três job stories (descrever uma oportunidade considerando contexto, causalidade e motivação da persona).
✨ A primeira persona é um usuário que precisa se programar para receber a entrega e a segunda um usuário que precisa acompanhar a entrega para terceiros.


Benchmarking
Definição
Agora é o momento de realizar o benchmarking de concorrentes.
Foi analisado o fluxo de rastreio das empresas Melhor Envio e Jadlog.
✨ Com o benchmarking foi possível perceber a ausência de captcha ou uso do clique único de verificação; necessidade de login na plataforma para receber notificação do rastreamento; detalhamento da entrega com etapa, matriz, data e hora.


Análise Heurística e Moodboard
Ideação
Entrando na etapa de ideação, foi feita a análise das 10 heurísticas de Nielsen do próprio site dos Correios. Após isso, foram selecionadas imagens para criar um moodboard da solução.
✨ Aqui encontrei como principais pontos de atenção a falta de padronização dos ícones, a impossibilidade de ajuda, o feedback de erro não é claro, e o usuário precisa ter o código ou login e senha para acessar a entrega.


Userflow e Crazy 8's
Ideação
Criei o fluxo do usuário na página de rastreamento e em seguida fiz 8 rascunhos da solução dentro de 8 minutos. A ideia é tirar as ideias da cabeça de uma forma rápida, sem ficar muito presa.


Telas finais
Entrega
Depois disso, criei as telas para o fluxo de rastreamento do site dos Correios no Figma.
Também fiz um protótipo iterado para ser testado com usuários finais (acesse o protótipo aqui).
✨ Na primeira tela foi criada a possibilidade de rastreio por código ou CPF. O captcha foi mantido por ser considerado uma limitação técnica.
Também foi criado um padrão para os ícones e status mais claros para os inputs e botão.

✨ Na tela do rastreio, foi adicionado uma badge com o número de itens, texto com a previsão da entrega, textos clicáveis e ícones para notificação e compartilhamento. Os textos possuem pesos diferentes para melhor hierarquia visual.

✨ Ao clicar no botão de notificação, abre um modal (e não um redirecionamento), com mais ênfase nos inputs e botões/links com melhor área de click.

Testes com usuários
Entrega
O protótipo da solução final foi testado com 5 usuários. 4 fluxos foram testados e validados com sucesso.
✨ Com a pesquisa percebe-se que o usuário ainda considera um atrito o captcha, além de preferir receber notificações sem fazer o login.

✨ Após implementação, seria possível analisar a taxa de conversão (usuários que rastreiam um objeto e/ou que ativam notificações) e também heatmaps para análise de cliques. Além disso, um NPS e CSAT para feedbacks de usuários.

Vamos trabalhar juntos?
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