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Rastreamento Correios

UI/UX Design

Desafio

Melhorar a experiência da área de rastreamento de objetos dos Correios.

Objetivo

Construir um fluxo intuitivo mobile first, respeitando as limitações técnicas.

✨ Esse é um projeto pessoal, onde atuei sozinha e defini como limitação mudar a UI sem interferir na parte de desenvolvimento.

Metolodogia

Double Diamond

A metodologia Double Diamond foi escolhida para o projeto devido à sua capacidade de estruturar o processo criativo e de resolução de problemas de forma clara e eficiente. Dividida em quatro etapas — Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar —, ela permite explorar amplamente o problema, garantindo que as necessidades reais dos usuários sejam identificadas.

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Matriz CSD

Imersão

O primeiro passo foi criar uma matriz de certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto. Essa matriz foi essencial para saber quais perguntas fazer aos usuários do site.

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Pesquisas Quantitativa e Qualitativa

Imersão

Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 18 usuários e uma qualitativa com 3 usuários.
O objetivo da pesquisa foi entender mais sobre o uso do site e o público-alvo.

✨ Com a pesquisa, foi possível entender que os usuários não costumam fazer login na plataforma e nem imprimem a página, além de acompanhar as etapas de rastreamento apenas de objetos que ainda não foram entregues. Entre as maiores queixas estão a dificuldade com o CAPTCHA e um site pouco intuitivo.

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Card Sorting e Top Insights

Imersão

Depois de ter as certezas confirmadas e dúvidas e suposições respondidas com as pesquisas, é hora de fazer o card sorting (agrupar dados em grupos) e selecionar os top insights que surgiram na pesquisa.

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Personas e Job Stories

Definição

Começando a etapa de definição, a partir das pesquisas foi possível criar duas personas principais e depois três job stories (descrever uma oportunidade considerando contexto, causalidade e motivação da persona).

✨ A primeira persona é um usuário que precisa se programar para receber a entrega e a segunda um usuário que precisa acompanhar a entrega para terceiros.

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Benchmarking

Definição

Agora é o momento de realizar o benchmarking de concorrentes.
Foi analisado o fluxo de rastreio das empresas Melhor Envio e Jadlog.

✨ Com o benchmarking foi possível perceber a ausência de captcha ou uso do clique único de verificação; necessidade de login na plataforma para receber notificação do rastreamento; detalhamento da entrega com etapa, matriz, data e hora.

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Análise Heurística e Moodboard

Ideação

Entrando na etapa de ideação, foi feita a análise das 10 heurísticas de Nielsen do próprio site dos Correios. Após isso, foram selecionadas imagens para criar um moodboard da solução.

✨ Aqui encontrei como principais pontos de atenção a falta de padronização dos ícones, a impossibilidade de ajuda, o feedback de erro não é claro, e o usuário precisa ter o código ou login e senha para acessar a entrega.

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Userflow e Crazy 8's

Ideação

Criei o fluxo do usuário na página de rastreamento e em seguida fiz 8 rascunhos da solução dentro de 8 minutos. A ideia é tirar as ideias da cabeça de uma forma rápida, sem ficar muito presa.

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Telas finais

Entrega

Depois disso, criei as telas para o fluxo de rastreamento do site dos Correios no Figma.
Também fiz um protótipo iterado para ser testado com usuários finais 
(acesse o protótipo aqui).

✨ Na primeira tela foi criada a possibilidade de rastreio por código ou CPF. O captcha foi mantido por ser considerado uma limitação técnica.
Também foi criado um padrão para os ícones e status mais claros para os inputs e botão.

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✨ Na tela do rastreio, foi adicionado uma badge com o número de itens, texto com a previsão da entrega, textos clicáveis e ícones para notificação e compartilhamento. Os textos possuem pesos diferentes para melhor hierarquia visual.

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✨ Ao clicar no botão de notificação, abre um modal (e não um redirecionamento), com mais ênfase nos inputs e botões/links com melhor área de click.

Testes com usuários

Entrega

O protótipo da solução final foi testado com 5 usuários. 4 fluxos foram testados e validados com sucesso.

✨ Com a pesquisa percebe-se que o usuário ainda considera um atrito o captcha, além de preferir receber notificações sem fazer o login.

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✨ Após implementação, seria possível analisar a taxa de conversão (usuários que rastreiam um objeto e/ou que ativam notificações) e também heatmaps para análise de cliques. Além disso, um NPS e CSAT para feedbacks de usuários.

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Vamos trabalhar juntos?

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